Os alunos do Ensino Médio, 1ª e 2ª série, foram desafiados a escrever comentários críticos acerca de temáticas pertencentes à realidade de cada turma. Para a primeira série, o tema escolhido foi: “de que forma a transição para o Ensino Médio impacta nossa percepção de maturidade e responsabilidade, e como podemos enfrentar essa mudança de maneira positiva?”

Esse assunto foi escolhido para que o aluno recém-chegado ao nível médio saiba, desde o início do ano letivo, que a atual fase acadêmica requer novas posturas, sobretudo no que se refere à responsabilidade e à maturidade. Com esse entendimento reconhecido nos meses iniciais do ano, é muito provável que ele consiga aproveitar o último período da escola de forma positiva. Já para a segunda série, o tópico foi: “tirando o melhor das adversidades: o que aprendo com os desafios?”. Sabendo que a vida nos desafia todos os dias, tais estudantes, mais maduros e conscientes de que a vida adulta está perto, terão um olhar mais flexível em relação às adversidades, sem romantizá-las, mas oferecendo às frustações um caráter normal, natural e educativo, já que – por meio delas – conseguimos desenvolver habilidades essenciais para a vida adulta, por exemplo, a empatia, flexibilidade, resiliência e entre outras, como a psicóloga do colégio esclareceu à classe durante a aula destinada à tal discussão temática. A seleção do gênero, por sua vez, o comentário crítico – objeto textual utilizado por alguns vestibulares do Brasil -, se deu por conta de sua ampla utilização pelos jovens, os quais o utiliza nas mais diversas redes sociais , como o Instagram e o Facebook, para evidenciar seus posicionamentos diante dos diversos tópicos que essas redes apresentam.

Portanto, convido você, leitor, a conhecer os posicionamentos dos alunos a respeito de um tema totalmente pertencente à realidade deles por meio de um gênero também pertinente ao cenário da geração.