A criatividade é uma habilidade a ser desenvolvida, ninguém nasce criativo, assim como qualquer talento é necessário exercitar para aprimorar. Quem é criativo consegue ir além, encontrar soluções diferentes e inovadoras, ou seja, essa pessoa possui a habilidade mais requisitada pelo mercado de trabalho do século XXI.

Frequentemente as crianças se deparam no “mundo da lua”, elas criam personagens de fantasia, transformam os objetos no que a sua imaginação permite e pensam no mundo de forma diferente. Entretanto, esses devaneios se dissipam com o avanço da maturidade, isso está relacionado com uma certa frustração que tiveram em determinadas situações das quais elas fogem do padrão e são influenciadas a seguir o senso comum.

Desta forma, é de suma importância a participação do colégio para incentivar a autonomia dos pequenos.  O ensino tem como objetivos: desenvolver a compreensão do ambiente natural, o mundo da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade. Assim como o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem tem em vista a aquisição do conhecimentos e habilidades para formação de atitudes e valores. Vale ressaltar, a noção de mundo é a porta de entrada para a inovação das pequenas e sonhadoras ideias criativas, sendo assim, não se trata de algo voltado somente para a diversão, mas também para diversos benefícios no processo de ensino – aprendizagem.

Outrossim, alunos criativos se engajam mais com os estudos e possuem curiosidades em certas áreas de interesse. Logo, sentem prazer nas aulas trazendo perguntas e resoluções diferentes. Dessa forma, auxiliam na coesão da sala de aula, integram outros alunos auxiliando na participação de aulas mais divertidas e agradáveis. Por exemplo, uma das maneiras que o Colégio Flamboyant aplica para tornar o aprendizado mais divertido é o “Desafio do Conhecimento” com os alunos do Ensino Médio, o qual consiste numa série de perguntas a serem respondidas por duas equipes numa dinâmica de passa e repassa.

Além de promover eventos, a modernização do espaço desperta o interesse dos alunos nos recursos oferecidos nesses ambientes. Haja vista que é necessário o ambiente escolar se atualizar e adaptar com os surgimentos de novas tecnologias e formas diferentes de atrair o aprendizado. Entretanto, mesmo com os rápidos avanços do mundo globalizado, é importante mesclar novas ideias com as formas mais tradicionais que desenvolvem também as competências e habilidades dos alunos.

Em suma, a criatividade deve ser estimulada e a escola abre os braços para acolher e caminhar junto com o aluno na edificação de sua formação acadêmica. Assim como os pais são essenciais no papel de auxiliadores no desenvolvimento de seus filhos, devem acompanhar seus sonhos e buscar formas de atender as necessidades dos pequenos, ajudar a construir o caminhar da trajetória de suas vidas.