6ª ao 9º ano

ROTINA SEMANAL DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Concebendo o conhecimento como instrumento de mudança do mundo e preocupados com a dimensão humana do ensino-aprendizagem, a nossa equipe técnica e o corpo docente procura desenvolver uma rotina fundamental para o bom andamento das atividades escolares, permitindo planejar e organizar as atividades dos educandos e concretizar as intenções educativas do professor. Consiste na sequência de atividades a serem realizadas ao longo do tempo que o aluno permanece na escola e tem como apoio a reprodução diária de determinados momentos, possibilitando à eles segurança e domínio deste período. A rotina escolar deve ser pensada a partir de um planejamento prévio, realizado pela equipe pedagógica e apresentar ferramentas para que os responsáveis possam participar ativamente.

Para tanto, esse trabalho é pautado nos seguintes eixos:

• Fator de segurança:

Permite que a criança se sinta segura no ambiente escolar. Uma rotina clara e bem definida, planejada de forma coerente com a idade do aluno e o que se espera dele, possibilita que este a incorpore, evitando ansiedade e euforia.

• Desenvolvimento da autonomia:

Organiza o tempo para que os alunos se acostumem com os “combinados”, e desenvolvam maior autonomia na sua realização. Cabe ao professor proporcionar e incentivar as atividades para que sejam realizadas de forma cada vez mais independente, a fim de contribuir para a organização cada vez mais autônoma de seus alunos no cumprimento desses “combinados”.

• Relação entre teoria e prática:

Cria momentos em que é possível se estabelecer uma relação entre o conteúdo teórico apresentado e a prática, incentivando o diálogo e a ocupação do espaço físico da escola. Assim, a organização do tempo permite alternar de forma proveitosa atividades que exigem maior ou menor concentração, em grupo ou individuais, teóricas ou práticas, etc.

• Organização escolar:

Em geral, a organização do ano letivo se inicia com o planejamento escolar feito para o ano inteiro e acontece antes do início das aulas. Nesse período, nossa equipe agenda uma semana pedagógica (que pode durar de 3 a 5 dias), durante a qual se discute o que acontecerá nos próximos 200 dias letivos, e aproveita o momento para revisar o Projeto Político-Pedagógico (PPP), o documento que define a identidade da escola e indica os caminhos para o ensino de qualidade.

Essa atividade é sempre desafiadora, pois não deve perder de vista os atores envolvidos no processo educacional (pais, alunos, professores, gestores, coordenadores e demais funcionários da escola) para repensar a escola e sua missão na atuação dos professores e definir quais finalidades desejamos atingir.
Não se restringe apenas ao programa de conteúdos a ser ministrado em cada disciplina, vai muito além, está inserido no plano global da escola que inclui o papel social, as metas e objetivos como:

• Desenvolver as múltiplas inteligências, conduzindo à conquista de novas competências e habilidades;
• Oportunizar o conhecimento do mundo, incentivando o contato com os sentimentos das pessoas e com as questões globais;
• Refletir sobre o Ser Humano, o Planeta e o Universo, enfatizando que todos precisam continuar existindo de maneira saudável;

• Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e tomar decisões.
• Ter o desempenho constantemente monitorado, com abertura para redirecionamentos.
• Conter princípios pedagógicos que correspondam ao contexto e à prática da sala de aula dos professores.
• Prever tempo para a formação docente e para reuniões pedagógicas.

•  Avaliação:

Nosso sistema de avaliação é processual e mensura as atividades desenvolvidas pelos educandos a cada bimestre, através das atividades desenvolvidas como: Avaliação Parcial AV1(3,0); projetos AV2 (2,0), Avaliação Final (4,0) e AVQ (1,0) que somando totaliza 10,0 (dez) pontos.

Nessa construção, a culminância dos nossos projetos acontece em dois momentos:

• 1º semestre – Feira do conhecimento: a partir do tema é explorado os conteúdos enfocando as contribuições cientificas;
• 2º semestre – Mostra de artes: é explorado apresentações artísticas a fim de trabalhar habilidades de teatro, dança e música;

Acreditamos que a pratica avaliativa tem que centrar-se no diagnóstico e não na classificação, deve ter como finalidade fornecer informações que permitam aos discentes e docentes definir as interferências e mudanças necessárias para o processo educativo a fim de garantir a aprendizagem dos alunos, onde ele se identifique como ser social e politico que possui capacidade de pensar criticamente sobre seus atos, sujeito de seu próprio desenvolvimento.

Educação Física: É obrigatória, em obediência a Lei nº 9394/96 e acontece duas vezes por semana durante o turno das aulas.

Informática Educativa: Atualmente existe o laboratório de informática, onde os alunos usam as tecnologias tais como: tablets, lousa interativa e data show para que os alunos possam fazer pesquisas na internet, digitar e elaborar textos para apresentações, criar e editar imagens, vídeos e arquivos sonoros, usar e buscar materiais didáticos alternativos e aprendizagens colaborativas em redes sociais e multi meios.
Criando assim possibilidades para professores e alunos enriquecerem ainda mais a própria aprendizagem.