GO2 ao GO5

OBJETIVOS PEDAGÓGICOS

Segundo a LDB (Lei 9394), Art. 29, “A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade."

Nessa perspectiva, a visão sociointeracionista e os fundamentos pedagógicos do Colégio Flamboyants, possibilitam desenvolvermos uma proposta na qual as atividades lúdicas, e artísticas, permeadas pelas relações interpessoais e conteúdos significativos, ajudam a criança na construção do conhecimento de mundo e na descoberta de si, como ser capaz de tornar-se saudável e feliz.

ROTINA

A rotina é um elemento indispensável e importante na Educação Infantil, por proporcionar à criança sentimentos de estabilidade, segurança e organização espaço-tempo.

Não deve ser vista como uma coisa rígida, pelo contrário, deve ser rica, alegre e prazerosa proporcionando à criança e ao educador espaço para a construção diária do projeto pedagógico.

A rotina estabelecida a seguir é organizada de acordo com o cronograma, necessidade e interesse de cada grupo.

PROCESSO AVALIATIVO

Ao ingressar no contexto escolar, a criança traz consigo uma gama de experiências e conhecimentos que são relevantes no processo ensino-aprendizagem. A avaliação propriamente dita partirá deste pressuposto e será uma ferramenta de valorização do potencial do aluno e não a simples determinação dos "déficits" de aprendizagem. Ocorrerá de forma processual e terá um caráter de analise e reflexão sobre as produções da criança, explicitando suas conquistas e as etapas do seu processo criativo.

A avaliação far-se-á mediante o acompanhamento da criança, sem objetivo de promoção.

Teremos, como instrumento de avaliação do aluno, os seguintes recursos, os quais integrarão o PORTIFÓLIO:

• Relatórios
  • Produções individuais (amostras representativas)
  • Procedimentos ocorridos no cotidiano da escola (fotos, trabalho em equipe, entre outros).